“Como se preocupar com o clima e seguir em frente:
Está ansioso com as manchetes climáticas?
Saiba o que o psicólogo ecológico Dr. Thomas Doherty tem para você neste sentido.
Não é preciso ser um ativista climático para sentir ansiedade face à tudo o que acontece no planeta. É algo que o Dr. Thomas Doherty está vendo em seu consultório em Portland. Especialista no campo relativamente novo da eco-psicologia, que aplica uma perspectiva ambiental à saúde mental e ao bem-estar, o seu objectivo é dar às pessoas as ferramentas para enfrentar e seguir em frente. Como ele faz isso e o que todos nós podemos aprender?
A ansiedade é normal, mas deixe outros sentimentos entrarem.
“Se estivermos numa situação difícil, podemos sentir medo, tristeza ou ansiedade – tudo isso é normal. Mas se você estiver sentado apenas com eles, não será muito confortável. A ansiedade ecológica é um problema, não por causa da ansiedade. É porque é solitário e não há outros sentimentos que o apoiem.
A metáfora que uso é uma bússola magnética antiquada. Uma bússola tem uma agulha e está sempre tentando apontar para o norte. Então, conforme você anda, a agulha vai se movendo. Se sua agulha estiver sempre apontando na mesma direção, isso é uma bússola quebrada. E assim, em nossa vida emocional, idealmente queremos cultivar a capacidade de sentir uma variedade de emoções, como curiosidade, esperança, raiva, privilégio, paz… todos os diferentes matizes.”
Faça uma lista de como você está se sentindo. Então pergunte-se: o que quero sentir? O que quero cultivar? Se você fosse agir, como seria? Isso leva a uma conversa sobre mentalidade construtiva sobre o que é possível. Não é esmagar o negativo. É apenas adicionar outros sentimentos à mistura. Pode ser emocionante quando você entra nessa visão.”
Tradução livre pela RPV.
Fonte: https://imagine5.com/interview/how-to-care-about-the-climate-and-thriveadvice-from-an-eco-psychologist/?utm_source=brevo&utm_medium=email&utm_campaign=eco-psychologist-newsletter
#ecoansiedade #meioambiente #psicologia #terapia #preserveanatureza #veganismo