Conheça a RPV – Rede de Proteção à Vida

A Rede de Proteção à Vida nasceu da solidariedade e da ação de pessoas e entidades preocupadas com os altos índices de suicídios na região de Criciúma, Brasil. 

Somos voluntários de diversas profissões, comprometidos em levar às pessoas informação e apoio para superarem suas dificuldades e transtornos emocionais, equilibrando a saúde mental e espiritual. 

As atividades da RPV iniciaram em 2014 com a campanha Criciúma Viva — Abrace uma Vida, com foco na Valorização da Vida e Prevenção do Suicídio. Centenas de ações foram empreendidas: panfletagens, passeatas, palestras e rodas de conversa, que objetivaram e ainda hoje objetivam, atingir toda a sociedade: escolas, empresas, poderes públicos, órgãos de saúde e segurança públicas e privadas, entidades de classe, religiões, comunidade acadêmica, associações de bairro e a terceira idade. A RPV sempre contou com o total apoio da imprensa da região sul de SC.

Não há limites para a ação da RPV! Foram mais de 150 palestras presenciais até meados de 2019, para um público estimado de mais de quinze mil pessoas. Com a pandemia, o trabalho ganhou o mundo online, com a presença forte da RPV nas redes sociais. Somente o canal da RPV no YouTube tem mais de doze mil visualizações.

Com o crescimento do público nas redes sociais, cresceu ainda mais a quantidade de pessoas que nos procuram em busca de atendimento psicológico gratuito ou a valores sociais, ou atendimento emocional leigo. Para bem apoiar as pessoas, a RPV desenvolveu um banco de projetos de atendimento psicológico, psiquiátrico, emocional e espiritual, assim como uma lista dos pontos de apoio na assistência social em todo o país.

Além desta missão de conexão entre quem oferece ajuda e quem necessita, a RPV possui seus próprios projetos, como o Alô Solidário (serviço gratuito de escuta psicológica não terapêutica) e as Clínicas Voluntárias, nas quais diversos psicólogos oferecem vagas gratuitas em suas clínicas, para atendimento de pessoas em situação de risco emocional e social.

Com o tempo, a RPV percebeu que pode desencadear uma espécie de reação de solidariedade em cadeia. Como? Ao ampararmos e orientarmos as pessoas rumo ao equilíbrio mental e espiritual, convidamos para que elas, na medida de suas possibilidades, fiquem atentas e ajudem a todos aqueles próximos a elas, que estejam em dificuldades emocionais e sociais. A ideia é potencializar e irradiar as ações de fraternidade e solidariedade, construindo um mundo melhor, mais empático e com mais compaixão.

Votação ocorreu em 31/08 e foi aprovada por unanimidade

Câmara de Vereadores de Criciúma aprova Moção de Aplauso à RPV

A proposta de Moção de Aplauso foi apresentada pelo vereador Juarez de Jesus e contou com o apoio de todos os membros da Câmara de Vereadores. A RPV conecta dois grupos: aquele formado por pessoas em risco social e emocional grave, com aquele outro grupo constituído por centenas de projetos sociais de atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito ou à valores sociais.


Além disso, a RPV procura ativar uma reação de solidariedade em cadeia: a pessoa que é ajudada, é estimulada a agir da mesma forma, apoiando outras pessoas em seu entorno, na medida de seu possível, por exemplo, divulgando o trabalho da RPV.

O que Fazemos?

São três as missões da RPV, com poder de fortalecer a resiliência das pessoas e criar uma ampla rede de proteção à vida.

Levar informação à sociedade, conscientizando sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, psicológica, espiritual e física.

Conectar pessoas em situação de risco emocional e social à serviços de atendimento psicológico/psiquiátrico gratuito ou com valores sociais, com o suporte da saúde pública e assistência social, sem esquecer do apoio espiritual, independente do credo religioso.

Criar uma reação de solidariedade em cadeia: ajudamos o próximo e pedimos a ele que faça o mesmo com outras pessoas, no alcance de suas possibilidades.

Missão da Rede de Proteção à Vida

Levar informação à sociedade, conscientizando sobre a importância dos cuidados com a saúde total (Lives e palestras presenciais tratando de temas que impactam na saúde total).

Conectar pessoas em situação de risco emocional e social com serviços de atendimento psicológico, espiritual, saúde pública e assistência social. (Atender às pessoas que interagem conosco via site, redes sociais e Youtube.)

Pular para o conteúdo