🌿🌍 Princípios da Ecopsicologia e a Semana do Meio Ambiente 🌍🌿
Na senda da Ecopsicologia, nos comprometemos com princípios que nos dirigem rumo a uma convivência mais saudável e plena com todos os elementos animados e inanimados da natureza.
Primeiro, é urgente a necessidade de um novo estar dentro da natureza. Não somos espectadores que possam ser indiferentes, mas parte integrante dessa teia da vida. É imperativo abraçar a interdependência, compreendendo que o bem-estar de um está diretamente ligado ao bem-estar de todos.
Abandonar o antropocentrismo em prol da teia da vida, compreendendo que cada ação reverbera através de toda a rede de relações é igualmente relevante. Não nos colocamos no centro do universo, mas adotamos uma perspectiva ecocêntrica, onde todas as formas de vida têm valor intrínseco.
O autoconhecimento é fundamental nessa caminhada. Compreender não só nossa psique, mas também nossa conexão com a natureza e nosso papel dentro dela e reconhecer que nossa saúde emocional depende da saúde do mundo ao nosso redor, é urgente! Aí estão os eventos climáticos extremos dando testemunho disto.
Cultivar uma relação de gratidão com a natureza, bem como honrar os saberes ancestrais, manifestados na etnobotânica e a zooantropologia, resgatando a sabedoria dos povos originários que tão bem se relacionam com a mãe natureza, é algo maravilhoso que precisa ser trabalhado.
Ao abraçarmos esses princípios, somos presenteados com efeitos colaterais inegavelmente positivos e gratificantes. Encontramos uma nova sensação de pertencimento, uma profunda conexão com todas as formas de vida e uma paz interior que só pode ser encontrada quando vivemos em harmonia com o mundo ao nosso redor. 🌱✨
#Ecopsicologia #ConvivênciaSaudável #ReconexãoComANatureza #PrincípiosEcopsicológicos