Estamos começando 2022.  O ano de 2021 já se foi. Apesar de tudo de ruim que aconteceu durante esse ano de pandemia, a RPV teve lindos momentos que foram compartilhados com você, nos acompanhe nessa retrospectiva!

Em janeiro iniciamos nossas lives, com a participação da Daniela Marcelino Borges (terapeuta, farmacêutica e voluntária da RPV), Kênia Motta (Farmacêutica, bioquímica e voluntária da RPV), Francielle Casagrande (psicóloga, técnica de enfermagem-vacinadora e voluntária da RPV) e Rafael Mariano de Bitencourt (Coordenador do laboratório de neurociência comportamental), reunidos eles falaram sobre o tema: Covid-19: Vacinação, informação e equilíbrio emocional.

No mês de fevereiro a live foi sobre Pais, filhos e professores: como cuidar da saúde emocional nesta volta às aulas? Estavam presentes nesse dia Jaqueline Taufenbach (psicóloga, professora e voluntária da RPV), Alessandra Bordini de Oliveira (pedagoga e psicopedagoga), Márcia Fedalto (psicóloga clínica e do sus e voluntária da RPV) e Júnior Goulart (psicólogo e voluntário da RPV).

Em fevereiro também foi comemorado o aniversário de 17 anos da CVV Criciúma (centro de Valorização da vida) e de presente a CVV deu um curso gratuito para seus novos voluntários.

Em março, no mês da mulher, o tema da live foi: Mulher e a violência: como não cair nesta? Com as palestrantes Jaqueline Taufenbach, Samira Maccarini (psicóloga da polícia civil na delegacia de proteção à criança, adolescente, mulher e idoso) e Márcia Fedalto.

Ainda em março, a live: Como vai a qualidade de vida da mulher? Foi feita pela Sandra Barros (psicóloga e voluntária da RPV), Márcia Fedalto, Bruna Pereira (psicóloga de questões raciais e LGBTQIA+) e Andréia Silveira (psicóloga do esporte).

Em abril, a live foi por conta de Roberto Caldas (voluntário da RPV) que recebeu a profª Lúcia Helena Galvão (filósofa da Nova Acrópole) para um papo com o tema: como lidar com as crises? O olhar da filosofia prática.

No mês de maio o tema da live foi: estratégias para manter o equilíbrio: como ser leve em dias difíceis? Quem tomou a frente dessa troca incrível foram os voluntários Márcia Fedalto e Roberto Caldas juntamente com Kênia Motta (Farmacêutica, bioquímica e voluntária da RPV) e Mônica Aner (tradutora-intérprete e voluntária em diversas ações em Porto Alegre).

No dia 2 de junho a live foi sobre dependência de álcool e outras drogas: prevenção e tratamento, com Kênia Motta, Sandra Barros e Manoel Rozeng (psicólogo e vereador).

Em julho a temática da live foi: Psicologia Positiva: a ciência da felicidade, com as voluntárias da RPV Kênia Motta e Sandra Barros com a convidada Rafaela Matavelli (psicóloga especialista em psicologia positiva).

Para finalizar o mês de julho, a RPV fez a live: Espiritualidade e o alívio da dor humana. Um bate papo entre espírita, mórmon, católico e budista. Contou com a participação de Roberto Caldas (Voluntário da RPV e espírita), Milton Américo (Missionário Mórmon), Padre Paulo César e Mhanoel Mendes.

Relacionamentos abusivos e a vida em família foi o tema da live de agosto com a participação de Jaqueline Taufembach, Rafael Colombo (conselheiro tutelar e psicólogo) e Juarez de Jesus (voluntário da RPV e vereador).

Regulamento emocional no trânsito: saúde mental atrás do volante foi o tema da última palestra do mês de agosto com a participação de Kênia Motta, Márcia Fedalto, Fabrício de Araújo (tec. em segurança no trânsito) e Moramei de Moraes (psicóloga especialista em trânsito).

Em setembro a RPV teve seu primeiro webinário, capacitação à prevenção, intervenção e pósvenção ao suicídio que teve duração de 6 dias com muito conteúdo trazidos pelos membros da RPV e seus convidados.

Em outubro a live foi por conta de Roberto Caldas, Sandra Barros, Rafael Colombo e Moramei de Moraes trazendo para a roda de conversa o tema: Educação emocional e resiliência infanto-juvenil: como fortalecer esta turma?

Em 2021 também repaginamos nosso site, graças aos recursos do Fundo Social do Sicredi. Ao todo, foram 12 lives da RPV, um webinário e várias parcerias que fizemos esse ano, incluindo uma live musical da dupla Giselle e Sandro Henrique.

Apesar do distanciamento social, estivemos presentes pelas telas, levanto acolhimento, informação e solidariedade para todos os cantos do Brasil. 134 pessoas receberam atendimento psicológico e muitas outras foram ouvidas pelos voluntários da RPV. Apesar dos poucos recursos que temos e dos percalços que 2021 nos trouxe, nos mantemos unidos, levando para vocês o acolhimento necessário na hora do desespero.
Nós, membros da Rede de Proteção à Vida desejamos a você muita paz, amor e esperança para esse novo ano que está iniciando.

E deixo também um convite singelo. Que tal você fazer parte desse time do bem em 2022?

Pular para o conteúdo