…
Conhecer mais sobre este momento da vida
é fundamental.
…
O luto faz parte de um processo natural do ser humano, tudo que é orgânico nasce, cresce, se desenvolve e morre. Normalmente temos a possibilidade de passar pelo processo de luto e o ressignificar, mas às vezes a pessoa precisa de ajuda para que isso aconteça.
O luto considerado normal é o que a pessoa compreende e aceita a perda, se adapta à nova rotina de viver sem aquela pessoa ou naquela nova situação. A tristeza, a saudade, mesmo presente não a impede de seguir em frente. Não é não sentir o luto que faz com que isso seja possível, mas a forma como ele é administrado e sentido.
O luto traumático acontece quando a perda vem de forma inesperada e violenta (como perder um ente querido em um suicídio, acidente ou homicídio), além do que se passa no “luto normal”, o enlutado tem uma sensação maior de não ter controle sobre a vida e sobre as coisas. Quando o luto vem pelo suicídio, o enlutado também procura por respostas, além de poder sentir-se rejeitado ou abandonado pela pessoa que partiu.
O luto antecipatório é vivenciado quando se recebe um diagnóstico de doença que não há cura. E por fim o luto coletivo, quando ocorrem catástrofes naturais ou tragédias que abalam todos os pertencentes a determinada comunidade/sociedade.